cbet.gg

O Nissan Z, que chegou a sua sétima geração, foi apresentado em agosto de 2021. Para desenvolver o esportivo, os designers da marca buscaram inspiração nos 50 anos de vida do Z.

Por isso, veja abaixo cada elemento que deu origem ao modelo.

+ Nissan revela carro de corrida Z GT500 para a Super GT series; assista
+ Saiba como montar carrinhos de papel da Nissan como o GT-R e Kicks
+ Nissan revela protótipo de veículo lunar; assista

Exterior

O novo Z conta com silhueta familiar da sua primeira geração, com a seção traseira mais baixa do que a dianteira. O nariz longo e a parte final mais curta, ainda mais enfatizados pela linha inclinada do teto, completam o visual.

Foto: Divulgação

O teto destacado é inspirado na forma e cor de uma lâmina de katana – espada de samurai. As janelas espias traseiras inspiram-se diretamente no Z de primeira geração. Esta forma também foi usada no 370Z.

Foto: Divulgação

A grade, por sua vez, adota o design retangular, que permite um amplo fluxo de ar para alimentar o motor V6 biturbo ao mesmo tempo que faz referência a uma forma semelhante ao Z original e ao 350Z. Olhando mais de perto, a nova grade do Z é feita de formas ovais alongadas que também homenageiam as lanternas traseiras do Z32.

Foto: Divulgação

A forma dos faróis foi padronizada após o design arredondado do Z de primeira geração. A iluminação característica, composta por duas barras crescentes de LED, inspirou-se nos faróis cobertos de vidro do 240ZG, também conhecido como o “nariz G”.

Foto: Divulgação

O estilo traseiro do novo Z foi diretamente inspirado no Nissan 300ZX (Z32). A seção central escura que se estende também é um tema de design encontrado no Z original e no Nissan 300ZX (Z31).

O novo Nissan Z adota um emblema “Z” que lembra o ZS30 de primeira geração. Ele pode até ser encontrado na mesma posição, alguns centímetros ao lado do vidro traseiro.
O espoiler traseiro tipo “rabo de pato” foi uma adição popular de “tunning” para os Z de primeira geração. O novo Z inspira-se na sua própria interpretação desses acessórios esportivos.
Foto: Divulgação

A nova cor da pintura externa do Z, chamada Ikazuchi Yellow, é uma homenagem aos modelos anteriores. A tinta amarela do Z original foi escolhida por Yutaka Katayama (Sr. K.) para contrastar com o céu azul. Katayama comandou as operações da Nissan nos Estados Unidos na década de 1970 e é amplamente conhecido como o pai do Datsun Z.

Interior

O painel foi inspirado pelo design horizontal simples, mas funcional, que caracterizou o painel do Z original, com um console central bem definido comum a todos os modelos posteriores, simbolizando seu layout de carro esportivo, com motor dianteiro e tração traseira.

Foto: Divulgação

Os três medidores colocados na parte superior central do painel foram uma marca registrada de muitos dos Z anteriores, servindo como o elemento de design de interior mais visual que liga os 50 anos de herança a este de sétima geração. A sua disposição ajuda a reduzir a fadiga do movimento dos olhos e distrações ao dirigir.

O novo Z apresenta luzes de mudança de marcha, como as de um carro de corrida, que avisam ao motorista o momento exato para aumentar a marcha. A linha vermelha está acima do instrumento, facilitando a visualização da agulha do tacômetro quando ela se aproxima dessa marca. Ambas as sugestões foram feitas pelo piloto profissional Tsugio Matsuda, um experiente piloto de corrida GT500 Nissan.

Foto: Divulgação

MAIS NA cbet.gg:

+ Licenciamento 2022: Detran-SP divulga calendário e preço; veja
+ Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+ IPVA SP 2022: pague com desconto (9%) ou sem ficar apertado (até 12x)
+ São Paulo suspende rodízio de automóveis em dezembro; veja as datas
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Ford lança 2 versões de motorhome com base na Transit
+ IPVA 2022: Minas Gerais congela valor do imposto
+ Ram lança linha 2022 das picapes 2500 e 1500; veja os preços
+ Quem está isento de pagar o IPVA 2022 em SP? Veja a lista
+ Calculadora gratuita de IPVA: saiba quanto vai custar o seu imposto
+ PRF apreende Quantum com giroflex e adesivo de ‘Os Caça-Fantasmas’
+ Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?

cbet.gg Mapa do site