leovegas

Caso você julgue um carro por números de ficha técnica, a linha 2023 do Volkswagen Polo ganhou um transplante de coração, agora oferecendo até 116 cv de potência e 165 Nm (16,8 kgfm) de torque. Trata-se do propulsor 170 TSI do Up!, porém, atualizado e conectado ao câmbio automático de seis velocidades.

Vamos direto ao ponto, pois apesar dos 12 cv e 35 Nm (3,6 kgfm) a menos, o Volkswagen Polo não titubeia nas ultrapassagens quanto nas subidas mais íngremes por conta da força disponível desde os giros baixos. Mesmo assim, o fôlego é menor comparado ao antigo 200 TSI de até 128 cv e 200 Nm (20,4 kgfm), quando abastecido com etanol.

A mecânica de três cilindros trabalha em conjunto ao câmbio AQ160, o qual faz breves mudanças permitindo andar em grande parte do tempo, na cidade, com a quinta ou a sexta engatada. Indo para a estrada, dependendo da situação, são reduzidas duas ou três marchas para retomar o fôlego e as trocas sequenciais são efetuadas pela alavanca seletora ou pelas borboletas atrás do volante.

PreviousNext

+ Teste rápido: Volkswagen Polo 2023 seduz com propulsor 170TSI e câmbio manual
+ Volkswagen Taos ganha mais tecnologias na linha 2023; veja os preços
+ Volkswagen revela as primeiras imagens da versão de despedida do Gol
+ Volkswagen Polo: seguro do veículo poderá ser acionado pelo multimídia

Ao trafegar a 80 km/h, a agulha do conta-giros marca 1.750 rpm em sexta (a 100 km/h repousa nas 2.000 rpm) contribuindo no conforto acústico quanto no consumo. Aliás, durante a nossa convivência, o computador de bordo informou médias urbanas de 12,7 km/l e rodoviárias superiores a 18 km/l, bebericando o combustível vegetal.

O sistema Start-Stop desliga momentaneamente o motor nas breves paradas, como nos semáforos, em prol de reduzir o gasto com combustível e a emissão de poluentes. No entanto, ao religar a vibração do tricilíndrico é passada para o interior e outro pormenor vai para o funcionamento abrupto da transmissão automática nas manobras quanto nas balizas.

De outro modo, a dirigibilidade do Volkswagen Polo revela uma direção assistida eletricamente rápida ao esterço e conectada ao asfalto, assim como as suspensões bem calibradas filtram e absorvem muito bem as irregularidades do asfalto.

Volkswagen Polo Highline
O design mudou pontualmente e, entre as novidades, a traseira recebeu o novo para-choque, as lanternas com a assinatura luminosa revista e o nome Polo ao centro da tampa do porta-malas. Foto: Luís França (divulgação)

Elas adotam arquitetura MacPherson à frente e eixo de torção atrás garantindo o conforto dos ocupantes e um bom controle da carroceria nas curvas contornadas mais rapidamente. Os pneus Pirelli Cinturato P7 possuem medidas 195/55 e deixam o rodar suave, mas a dianteira raspa com facilidade nas lombadas e nas valetas.

Em busca de uma valor mais competitivo diante os rivais Chevrolet OnixeHyundai HB20, por exemplo, o Volkswagen Polo perdeu alguns equipamentos. Um deles está na inclusão dos freios traseiros a tambor de 228×42 mm em substituição aos discos sólidos. No entanto, como também ocorre no Chevrolet Tracker, o conjunto é bem dimensionado para o peso/desempenho e garantem frenagens eficientes. 

Visual mudado

O exterior do Volkswagen Polo trouxe atualizações atribuindo o visual do modelo europeu, com os novos para-choques sem as luzes auxiliares, a grade do radiador redesenhada, os faróis de LED/lanternas com assinatura luminosa mudada e as rodas de liga leve de 16” (antes, era de 17” na configuração Highline).

PreviousNext

Por dentro, os bancos inteiriços são inspirados no Polo GTS e acomodam muito bem o corpo, com a ergonomia evidenciada pelos comandos bem localizados à mão, a coluna de direção regulável em altura/profundidade, além do carregador de smartphone por indução, do quadro de instrumentos totalmente digital Active Info Display de 10,25”, das quatro saídas USB-C (duas frontais e duas traseiras) e do multimídia VW Play de 10,1” com Android Auto/Apple CarPlay sem fio. O ar-condicionado Climatronic com comandos táteis é de apenas de uma zona.

Uma atenção especial foi dada aos acabamentos, agora com as portas revestidas em tecido e a faixa central do painel texturizada. O volante é o mesmo empregado na dupla NivuseTaos, só que o Volkswagen Polo não traz os assistentes à condução. Há apenas o trivial controlador de velocidade (Cruise Control).

PreviousNext

Quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas/joelhos graças ao entre-eixos de 2,566 m, sendo maior frente ao Chevrolet Onix (2,551 m) e o Hyundai HB20 (2,530 m). O porta-malas do VW é de 300 litros (mesma capacidade do Hyundai) e superior aos 275 litros do Chevrolet.

Volkswagen Polo Highline
Foto: Luís França (divulgação)

A tampa do compartimento de bagagens trouxe a inscrição Polo ao centro, como no Nivus, no T-Cross e no Taos, mas a abertura é realizada só pela chave ou pelo comando no multimídia VW Play.

Volkswagen Polo Highline
Foto: Luís França (divulgação)

Já em segurança, a lista contempla quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais), controles eletrônicos de estabilidade/tração, distribuição eletrônico de frenagem, bloqueio eletrônico do diferencial, sensores de chuva e crepuscular, assistente de partida em rampas, sistema de frenagem automática pós-colisão e isofix para fixação de bancos infantis.


FICHA TÉCNICA

VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 170 TSI
Preço inicial: R$ 109.990
Carro Avaliado: R$ 111.640

Novo Volkswagen Polo Highline 170 TSI
Motor:três cilindros em linha 1.0, 12V, turbo, injeção direta
Cilindrada:999cm3
Combustível:flex
Potência:109 cv (g) e 116 cv (e) a 5.000 rpm
Torque:165 Nm de 1.750 a 4.250 rpm (g) e 165 Nm entre 1.750 e 4.500 rpm (e)
Câmbio:automático, seis marchas
Direção:elétrica
Suspensões:MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios:discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração:dianteira
Dimensões:4,074 m (c), 1,751 m (l), 1,471m (a)
Entre-eixos:2,566 m
Pneus:195/55 R16
Porta-malas:300 litros
Tanque:52 litros
Peso:1.146 kg
0-100 km/h: 11s1 (g) e 10s5 (e)
Vel. máxima: 189 km/h (g) e 192 km/h (e)
Consumo cidade: 12,1 km/l (g) e8,4 km/l (e)
Consumo estrada: 14,9 km/l (g) e10,5 km/l (e)
Emissão de CO2: 101g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: B (Médio)

 

MAIS NA leovegas:

+ Prepare o bolso: IPVA vai ficar 10% mais caro em 2023, diz especialista
+ GP de São Paulo 2023: vendas dos ingressos começam nesta semana
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar)
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Avaliação: Ford Bronco Sport é SUV de verdade e vale o que custa
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Suzuki lança programa de venda de seminovos com garantia de fábrica
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ GP de São Paulo 2023: vendas dos ingressos começam nesta quarta (16)
+ Toyota Prius: 5ª geração do híbrido tem painel solar e fica mais ‘atraente’
+ Prepare o bolso: IPVA vai ficar 10% mais caro em 2023, diz especialista

 

leovegas Mapa do site